A Defesa Civil de Salvador (Codesal) certificou, nesta quarta-feira (20), 15 crianças que participaram da capacitação para a formação do primeiro Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil Mirim (Nupdec Mirim) no Arraial do Retiro. Duas crianças, que já haviam frequentado anteriormente o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), realizado na Escola Municipal Paulo Freire, estavam entre os certificados.
O projeto Nupdec Mirim tem como principal objetivo melhorar a percepção dos fatores de riscos presentes nas áreas de encostas e vales. A iniciativa capacita os jovens para contribuir com a redução das ocorrências em suas comunidades, uma das prioridades da atual gestão municipal. Em 2020, um piloto do projeto na comunidade de Nova Direta do Lobato, em Boa Vista do Lobato, serviu de base para a adoção do projeto este ano.
“Vocês agora são nossos parceiros como Agentes Mirins da Defesa Civil”, afirmou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, durante a certificação. Ele destacou ainda que o Nupdec Mirim é um projeto novo, voltado a gerar proteção às comunidades que mais precisam nos períodos de chuva em Salvador.
A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Simone Café, explicou que, em função da pandemia e da suspensão das aulas, o projeto Nupdec Mirim surgiu como alternativa ao Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE). A meta é levar conhecimentos sobre defesa civil aos alunos do curso fundamental da rede pública, tornando-os multiplicadores das ações preventivas da Codesal.”
“A formação desse Nupdec Mirim reforçou o quanto as crianças também podem estar envolvidas nas ações de defesa civil em sua comunidade e comprometidas em fazer dela um lugar mais seguro”, ressaltou Anderson Levi, que integra a Subcoordenação de Ações Comunitárias e Educativas e organizou as atividades de capacitação.
Foto: Paulo Azevedo/Codesal