A pandemia da Covid-19 alterou a formatação das festas populares da Bahia, dentre elas a dedicada ao Senhor do Bonfim. A novena ao padroeiro do coração dos baianos começa nesta sexta-feira (8) e segue até o dia 16, sempre às 19h. O auge da festa será no dia 17.
Para evitar aglomerações e cumprir protocolos de biossegurança, as celebrações serão transmitidas via internet e o acesso será limitado, respeitando a ordem de chegada. Já a tradicional Lavagem do Bonfim, que este ano seria no dia 14, será excepcionalmente substituída por uma carreata pelas ruas de Salvador.
Todos os anos, o ritual começa com cortejo de baianas tipicamente trajadas – seguidas por fiéis e turistas – em caminhada a partir da Igreja da Conceição da Praia até a basílica, que tem lavados com água de cheiro o adro e as escadarias.
Este ano, fiéis acompanharão a imagem peregrina do Senhor do Bonfim, que sairá da Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Vitória em carro aberto, às 8h. De lá, seguirão até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia para, ainda de carro, cumprirem o caminho tradicionalmente feito a pé. Na chegada, serão recebidos pelo padre Edson Menezes, que concederá a bênção aos participantes.
O auge das celebrações, que têm como tema ‘Senhor do Bonfim, abraçar a Sua cruz fortalece a fé, liberta do medo e renova a nossa esperança’, será no dia 17 (domingo), quando, às 10h30, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Sérgio da Rocha, vai celebrar a missa solene. Já às 15h, a imagem peregrina do Jesus Crucificado será levada em carro aberto para percorrer as ruas da Cidade Baixa.
A programação pode ser acompanhada na WebTV do Bonfim e nas redes sociais do Santuário.
Fonte: Ascom/Setur