Como parte das ações alusivas ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Secretaria da Educação do Estado está promovendo uma série de atividades pedagógicas, em parceria com órgãos governamentais e não governamentais, pautadas nos conceitos de valorização da diversidade, no fortalecimento da identidade e no combate ao racismo. Durante esta semana, por exemplo, serão realizados debates por meio de live e minicursos.
Nesta terça-feira (17), está programada uma live intitulada ‘Relatos de experiências escolares e produções baianas na promoção da História e Cultura Afro-brasileira e Africana – uma perspectiva pedagógica’, das 15h às 16h, no Youtube da secretaria. A atividade terá como expositores o designer e arte educador Alexandre Santos; o presidente do Olodum, João Jorge; e a professora Maria Isabel Gonçalves, vencedora do Prêmio Educador Nota 10, em 2020. Também será realizada uma apresentação cultural, com Maurício Lourenço.
Na quarta (18) e na quinta (19), ocorrerá o minicurso ‘Mulheres negras e indígenas na pós-graduação’, com o objetivo de compartilhar ferramentas teóricas e metodológicas da pesquisa acadêmica para professoras da rede pública e potencializar o ingresso de mulheres negras e indígenas na pós-graduação. Neste sentido, serão abordados técnicas de elaboração de projeto; metodologias do trabalho científico; referenciais teóricos do campo da educação das relações étnico-raciais; e técnicas de entrevistas.
O minicurso terá a participação das professoras Titiana Rodrigues (UFScar), Edilza Sotero (Ufba), Renailda Cazumba (Uefs) e Mighian Danae (Unilab), com mediações das professoras Eliane Costa e Ivanilda Amado, da Secretaria da Eduação. A atividade será realizada pela plataforma Google Meet, das 14h às 18h. As vagas são limitadas e os interessados devem realizar inscrição prévia, com o preenchimento da ficha de inscrição on-line, neste link. Mais informações sobre a programação do Novembro Negro estão disponíveis no site da secretaria.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado