Em menos de três meses, mais de 4 mil profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) foram atendidos no pronto-atendimento criado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na antiga Faculdade Ruy Barbosa, no Rio Vermelho, em Salvador, com suspeita da Covid-19. A unidade é o principal equipamento de apoio para quem trabalha na linha de frente de combate ao coronavírus e é administrada pela Fundação Fabamed.
Até a noite de ontem (31), do total de atendimentos, 4093 pacientes fizeram o teste RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção do coronavírus, sendo que 733 apresentaram resultado positivo para a doença 17,92%.
Na avaliação do superintendente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, “os profissionais de saúde estão cada vez mais atentos a possibilidade de infecção e além dos cuidados com a biossegurança, realizam testes regularmente para evitar que eles sejam a fonte de transmissão, visto que a maioria dos médicos, enfermeiros e demais profissionais atuam em diversas unidades. Além disso, isso possibilita o cuidado precoce e a conduta de isolamento rápido”, afirma o superintendente.
De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “a unidade funciona todos os dias da semana, das 7h às 21h, por demanda espontânea. E em caso de necessidade, o paciente será transferido para o hospital de referência, que é o Hospital Santa Clara”, ressalta Vilas-Boas, ao lembrar ainda que para ser atendido, o profissional deve apresentar o crachá do local de trabalho.
A unidade ainda oferta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendimento psicológico. “Montamos uma estrutura para atender adequadamente os profissionais de saúde do SUS, com espaço para coleta de amostras, laboratório simplificado e raio-x portátil”, ressalta o secretário.