Mais uma etapa para a conclusão do gasoduto sudoeste foi iniciada. Foi publicado no Diário Oficial do último sábado (15), o aviso de licitação para contratação de empresa especializada para a finalização do primeiro trecho, de Itagibá a Jequié. O projeto de construção do duto de distribuição de Gás Natural do Sudoeste (Gás Sudoeste) faz parte da estratégia de ampliação do mercado de gás no estado.
De acordo com a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), o Gás Sudoeste será o maior duto de distribuição do Nordeste e o segundo maior do país, com extensão prevista de 306 km, em 10 polegadas de diâmetro, interligando os municípios de Itagibá e Brumado, passando por Jequié e Maracás, entre outros. O empreendimento está estimado no valor total de cerca de R$ 372 milhões, contabilizando as três etapas da obra.
Essa licitação tem o objetivo de concluir os 13km que faltaram da primeira etapa, que tem um total de 73 km. A Companhia já licitou o segundo trecho, que vai de Jequié a Maracás, o que corresponde a 77 quilômetros. O duto passará por 12 municípios, mas vai gerar impacto direto em 15 cidades da região.
Como parte do projeto Gás Sudoeste, está sendo construída, desde maio, uma Estação de Transferência de Custódia (ETC) no município de Itagibá. Esta estação será uma espécie de porta de entrada do gás natural, para que a Bahiagás consiga distribuir o energético para a região Sudoeste. Esta etapa da obra tem previsão de conclusão em maio de 2021.
Fonte: Ascom/ Seinfra