O Correio Regional tem feito uma ampla cobertura do cenário político na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com o objetivo de mostrar a população, quem são e o que fazem os propensos postulantes aos cargos eletivos nestas eleições municipais de 2020, e assim, proporcionar mais conhecimento aos eleitores, já que são eles os grandes responsáveis por eleger nossos representantes.
Cumpre ressaltar que a entrevista é meramente de cunho de utilidade pública e por isso, no seu conteúdo necessário se faz cautela, para não infringir a legislação que rege a propaganda eleitoral.
Hoje, o bate papo é com o pré candidato a vereador, PabloTelles, que irá experimentar pela primeira vez a luta política: uma grande aposta do AVANTE nas eleições legislativas deste ano. E não apenas do AVANTE, mas de boa parte dos munícipes que entendeu a importância vital de uma renovação do quadro político no município.
O pré-candidato pautado na transparência e na vontade de fazer diferente em relação aos hábitos dos velhos nomes da política municipal, deverá mudar os caminhos traçados até então na cidade.
Correio Regional – Fale um pouco de você destacando sua biografia
Tenho 42 anos, sou casado, pai de uma linda filha, desde meus avós paternos minha família mora em Camaçari, eles moraram em Jauá, eu passei 70% da minha vida entre Areias, Jacuípe e Vila de Abrantes, fiz faculdade de geografia e de direito, fui professor de geografia em escolas e cursinhos pré-vestibular em Salvador por 10 anos e, desde 2004 até os dias atuais, ou seja, 16 anos sou diretor de uma Incorporadora Imobiliária aqui em Camaçari, na qual sou responsável por trazer novos negocio e analise de risco para novos empreendimentos.
Correio Regional – Quando você deu início a esta vocação para a militância política partidária?
Nunca me imaginei fazer política partidária, na escola fui presidente de grêmio estudantil e na faculdade fiz parte do D.A (Diretório Acadêmico), mas sempre fui fascinado pela a arte da política. Ocorre que em junho de 2019 recebi o convite do presidente do partido Avante em Camaçari, Pedrinho de Pedrão, assim como tive o convite reforçado pelo Dep. Federal Pastor Sargento Isidorio. Hoje me encontro com meu nome a disposição do partido e é uma honra poder contribuir para o desenvolvimento do meu município.
Correio Regional – Pablo, essa é a primeira eleição em que de fato você coloca o seu nome à disposição, mas para que à população o conheçam melhor, quais são suas raízes dentro da política camaçariense?
Bem, não tenho raízes políticas, mas minhas inspirações ultrapassam os limites territoriais de Camaçari, tenho com exemplos contemporâneos Barack Obama, Ângela MerKel, aqui no Brasil tem o Dep. Andre Janones, acredito que quando a pessoa é maior do que o cargo que ocupa ela consegue ser um bom líder.
Qual é a sua visão de política?
Entendo que a política deve ser de possível aplicação e de beneficio de um todo, não apenas de uma única categoria, fazer política é conciliar e buscar a paz social promovendo a valorização do individuo como cidadão para que ele possa ter orgulho de ser filho daquela cidade, o que todo cidadão deseja é o avanço da sua cidade e cabe a política ser o instrumento nas mãos do cidadão para produzir a cidade que tanto deseja.
Correio Regional – Você é consciente da responsabilidade de um vereador? Se eleito for, como será sua atuação no legislativo local?
Sim, sou bastante consciente da responsabilidade que é o cargo, acredito que em minha vida será a segunda maior responsabilidade que terei, a primeira é ser pai, que para mim, minha filha é a principal razão de querer ser uma pessoa ética, humano e extremamente dedicado a tudo que me disponho a fazer! Quero que ao logo da vida dela ela tenha o pai como parâmetro de bom exemplo.
Tenho envolvimento com causas sócias, e uma das coisas que tenho como luta pessoal e a defesa dos direitos de pessoas com deficiência física, tenho também muito envolvimento desde a faculdade, com causa ambientais das quais continuo muito próximo e que vejo em nosso município um abandono da educação ambiental para todos. Educação ambiental traz melhor qualidade de vida e desenvolvimento econômico para o município.
Correio Regional- Em sua opinião, quais adjetivos devem ter um pré-candidato ao legislativo?
- Sensível: a sensibilidade em permear nas dificuldades de seus semelhantes
- Ético: o setor público deve ser exemplo a ser seguido pelos outros poderes e assim como a sociedade deva se sentir de fato representada, assim sendo, a moralidade institucional e pessoal deve ser mas próxima possível do que a sociedade espera.
- Qualificado: a qualificação requer preparo e dedicação, a vida publica merece dedicação integral e com perspectiva responsabilidade e domínio para se debruçar sobre matérias que venham a surgir tendo a capacidade analítica sobre o assunto, buscando assim produzir um cenário de melhorias para o município e a sociedade com um todo.
Correio Regional – Em sua opinião, quais são os principais problemas que o camaçariense enfrenta hoje?
1 – Desemprego
2- Educação– a estrutura é muito precária e sem o acompanhamento da gestão pública, é preciso integrar mais a sociedade com a escola, ainda mais nessa fase inicial da educação infantil
3-Saúde – o sistema de marcação de consultas e os atendimentos ocorridos no município são caracterizados por longas filas de espera, humilhação e maus tratos.
4 Segurança – apesar de ser de responsabilidade do Estado, mas o município pode e deve dispor de instrumentos para proteger e zelar pela integridade do cidadão
Correio Regional – Você acha que o AVANTE local tem chances de competir com os outros partidos mais antigos da cidade?
Sim, sem duvida! É um partido forte em todo o Brasil e aqui na Bahia é representado pelo Dep. Federal Isidorio, o deputado com maior votação na Bahia e seu filho o Dep. Estadual João Isidorio. O Dep Federal Isidorio foi o segundo mais bem votado em Camaçari com 20.545 votos, perdendo apenas para Caetano.
Incluo também a lista de coisa boas do AVANTE,o partido não tem nenhum envolvimento com escândalos políticos e por fim que todos os seus candidatos tem como o social seu grande alicerce político.
Correio Regional – O que te atraiu a se filiar ao AVANTE para disputar as eleições em Camaçari?
Como te falei anteriormente recebi o convite de Pedrinho de Pedrão, um cara sério e sem maculas políticas e também o próprio partido por não estar envolvido em escândalo me fez como pessoa dedicar uma confiança a esse projeto.
Correio Regional – Em sua opinião qual a maior necessidade para o desenvolvimento de Camaçari? Escolha até cinco termos para abordar.
1 – desenvolvimento econômico é a mola propulsora para o avanço do município uma vez que ele atrela diversas característica que compõem o município: geração de emprego, desenvolvimento de atividades agrícolas e pesqueiras, expansão do setor de turismo, diminuição da carga tributaria com revisão de coeficientes.
Então o mecanismo de funcionamento do município só roda se todas as engrenagens estiverem encaixadas, não adianta visa em um único setor que não resolve.
2 – A muito tempo sou um grande defensor e ativista no desenvolvimento da inclusão e Acessibilidade das pessoas portadores de deficiência física! Essa luta é uma questão de identificação pessoal e não abro mão dessa causa.
Correio Regional – Suas considerações Finais
Desejo que o pleito deste ano seja um divisor de águas para o município, acredito que a alternância de pessoas nos cargos públicos só traz coisas boas a cidade, pois surgem novas idéias, novas perspectivas, novos grupos ganham visibilidade e quem ocupava o cargo tem neste momento a possibilidade de se aprimorar e avançar nos seus ideais.
Ter novas pessoas é buscar ter nova qualificação, novo momento e nova história a ser escrita.