O presidente da Comissão Especial do Fundeb (Fundo de financiamento da educação básica), deputado Bacelar (Podemos/BA), criticou o ministro Paulo Guedes que planeja tirar os recursos do fundo para investir no Renda Brasil, programa adicional que substituirá o Bolsa Família. “Não é a primeira vez que falam em acabar com os recursos da educação. Nossos alunos precisam, mais do que nunca, de investimentos porque só a educação pode nos tirar da crise” afirmou.
A transferência dos recursos, no entanto, ainda precisa ser aprovada pelo Congresso. Na avaliação de Bacelar, Jair Bolsonaro e sua equipe econômica querem apenas ganhar popularidade com a criação de um novo programa social. “Ele está se sentindo ameaçado depois de tantas trapalhadas. Não pensa na sociedade, muito menos, prioriza a educação. A pasta mais importante do país foi deixada de lado. Não vamos permitir uma atrocidade dessas” disparou.
O Fundeb está no centro das discussões entre o Legislativo e Executivo, já que se encerra em dezembro deste ano. O presidente Rodrigo Maia anunciou que a proposta vai entrar na pauta do plenário na semana que vem. “Precisamos votar logo. Não dá mais para adiar” disse.
O relatório elaborado pela deputada Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) torna, entre outras coisas, o fundo permanente e aumenta a participação da União para 20%, que atualmente é de 10%.
Foto:Pablo Valadares/Câmara dos Deputados