A ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), atua forte na Costa do Descobrimento, e mesmo em época de pandemia, tem colaborado em ações de defesa do meio ambiente.
No último dia 02 de julho, data da Independência da Bahia, mesmo diferente esse ano, foi um dia a ser celebrado com a ação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Teto (MST), na cidade de Eunápolis, através do Plano Nacional de Plantio de Árvores. Os integrantes da ADAB/PAFS (Programa Ambiente Florestal Sustentável) também fizeram a doação de mudas como Ipê, Pau-Brasil e Jacarandá e realizaram o plantio de forma conjunta de mudas essências florestais nativas da Mata Atlântica. Participaram da ação, o engenheiro agrônomo da ADAB Epaminondas Peixoto e o engenheiro ambiental Ernandes Ferreira além do secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Eunápolis, Lourenço Batista.
O MST regional realizou a plantação de 30 mil mudas de árvores nativas e frutíferas no extremo Sul da Bahia. O Projeto Nacional de Plantio de Árvores foi lançado ao final de 2019, e o objetivo é que nos próximos 10 anos, alcance a marca de 100 milhões de árvores plantadas no Brasil, produzindo alimentos saudáveis e colaborando para a preservação do meio ambiente e a agroecologia.
Além de acompanhar a ação, a ADAB vem atuando também para a proteção dos animais na região. Em Itagimirim, a 38 km de Eunápolis, foram notificados dois casos de animais que estariam soltos na área de Proteção Ambiental (APP). Sete animais encontrados foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Eunápolis. A ADAB emitiu o termo de entrega dos animais à Promotoria Pública Ambiental.
“A presença da autarquia em ações como essa são muito importantes, no entanto, é preciso adotar os devidos cuidados que o momento exige, como o uso das máscaras, distanciamento físico e aglomerações”, destaca Epaminondas Peixoto.