(arquivo) O jogador do Young Africans da Tanzânia (Yanga), Juma Hassan Mahadhi, domina a bola durante uma partida contra o Gor Mahia FC do Quêniada pela Copa da Confederação Africana de Futebol (CAF) no Estádio Kasarani, em Nairobi, em 18 de julho de 2018
A Tanzânia se tornou o primeiro país africano a retomar seu campeonato de futebol neste fim de semana após a suspensão em meados de março devido à pandemia de coronavírus.
No sábado, o Young Africans, 22 vezes campeão da Tanzânia, venceu o Mwadui por 1 a 0, enquanto Coastal Union e Namungo empataram em 2 a 2.
Líder isolado da primeira divisão, que reúne 20 clubes, o Simba voltou a campo neste domingo empatando em 1 a 1 com o Ruvu Shooting, assim como seu primeiro perseguidor, o Azam, que venceu o Mbao por 2 a 0.
Estes quatro jogos no fim de semana são os primeiros a serem disputados em três meses neste país do leste africano. Eles ocorreram sob um rigoroso protocolo sanitário.
Crianças e idosos, considerados os mais vulneráveis à COVID-19, não podem entrar nos estádios.
Nas arquibancadas os torcedores devem usar máscara, lavar as mãos com gel desinfetante ou sabão e passar pelo controle de temperatura. O distanciamento social também é obrigatório e os vestiários são desinfetados antes e depois de cada jogo.
A pandemia totaliza 225.126 infectados e 6.051 mortes na África, segundo dados divulgados no sábado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da União Africana.
Desde a explosão da pandemia, todos os campeonatos africanos foram suspensos, com exceção do Burundi, onde o futebol não foi interrompido.
Por:AFP
Foto:AFP / TONY KARUMBA