Lançada com a finalidade de reforçar as medidas de enfrentamento à violência contra a mulher , a Ronda Maria da Penha tem dado continuidade a Operação Paz no Lar, acompanhando os crimes desta modalidade, – em especial no período de isolamento social – na cidade de Feira de Santana.
Conforme explicou a comandante da ação, tenente Renata Martins, a iniciativa surgiu depois de unidades do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) perceberem um aumento nas chamadas do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de demandas relacionadas à violência doméstica.
“Ainda que a ação esteja em andamento, o número de ligações mostra que as mulheres estão denunciando seus agressores e conseguindo quebrar o ciclo da violência. Muitas vezes a sociedade entende como agressão apenas a física, mas a violência também pode ser patrimonial, sexual, psicológica e moral. Por isso é necessário procurar a Polícia Militar através do 190 ou os demais órgãos da rede de proteção”, pontuou a oficial.
Segundo ela, ao serem acionadas, as equipes da ‘Operaçao Paz no Lar’ vão até o local indicado na denúncia e, caso a vítima esteja de acordo, os policiais a conduzem até a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) para registrar o caso e dar procedimento ao trâmite de solicitação da medida protetiva.
De acordo com dados levantados pela unidade, entre 13 de março e 20 de abril deste ano (período de início da quarentena e isolamento social), o Cicom de Feira recebeu 637 chamadas de situações envolvendo violência contra a mulher. No mesmo período de 2019 foram registrados 535. “Pedimos para que as vítimas não se intimidem e denunciem qualquer tipo de agressão”, finalizou.
Fonte: Ascom | Silvânia Nascimento