Medida visa evitar ida ao banco para saques durante a pandemia. Cerca de 12.4 milhões de beneficiários recebem atualmente por meio de cartão magnético.
Portaria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicada nesta quarta-feira (29) autoriza a transferência do pagamento de benefícios da modalidade cartão magnético para depósito em conta corrente.
Segundo o INSS, a medida visa evitar o deslocamento de beneficiários até os bancos durante o período de pandemia de coronavírus.
Atualmente, cerca de 12.4 milhões de beneficiários recebem por meio de cartão magnético.
A solicitação da transferência do pagamento para a modalidade conta corrente deve ser feita exclusivamente pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Em nota, o INSS destacou que a conta corrente a ser indicada deverá ser no nome do titular do benefício. “Para realizar a solicitação, o beneficiário precisa possuir o login e senha do Meu INSS para que o procedimento seja feito mediante autenticação do usuário”, acrescenta.
De acordo com a portaria, para a efetivação da transferência de modalidade de pagamento, ocorrerá o bloqueio do crédito que se encontra disponível e no prazo de validade. Dessa forma, o órgão poderá reemitir o pagamento diretamente para a conta corrente indicada pelo beneficiário.
Além disso, está dispensada no requerimento de transferência a necessidade de autenticação da documentação apresentada no momento do requerimento.