As intensas operações diárias de higienização em espaços públicos como estações de transbordo, pontos de ônibus, cemitérios e no entorno de unidades de saúde têm sido medidas prioritárias adotadas pela Prefeitura, desde o início da pandemia do coronavírus. O trabalho é feito pela Secretaria de Ordem Pública (Semop), por meio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), e já totaliza 2.131 ações de limpeza e desinfecção realizadas em quase um mês. O balanço se refere ao período de 26 de março a 20 de abril.
Nas estações de transbordo de Mussurunga, Lapa, Acesso Norte e Pirajá, a higienização começa com os terminais fechados, às 2h, quando são realizadas lavagens com carro-pipa e muita água corrente e sabão. Ao longo do dia, 70 agentes, divididos em equipes, promovem mais ações que higienizam corrimãos, bancos, pilastras, elevadores e as escadas rolantes espalhadas pelos terminais.
As práticas de limpeza se repetem nos mercados municipais que estão em funcionamento. Na lista dos equipamentos estão o Centro de Abastecimento Itapuã (Nacs), na Avenida Dorival Caymmi, e os mercados de Periperi, Popular (em Água de Meninos), Dois de Julho e Jardim Cruzeiro. O trabalho é realizado por equipes e carros-pipa e todas as áreas comuns são higienizadas e lavadas, antes e após a abertura ao público.
“O número de atividades é bastante expressivo. São mais de 35 ações diárias de higienização e desinfecção realizadas por nossas equipes, de forma incansável, em locais onde há um fluxo maior de pessoas”, destaca o secretário da Semop e presidente da Limpurb, Marcus Passos. Ele acrescenta que as operações de limpeza são fundamentais para evitar a disseminação do Covid-19. Os serviços continuam enquanto durar a pandemia.
Cemitérios e postos de saúde – Ações importantes de desinfecção também são promovidas diariamente em cemitérios municipais localizados em Brotas, Itapuã, Periperi e Plataforma. Todos os espaços públicos passam por ações de higienização com hipoclorito de sódio.
Além disso, os coveiros receberam roupas especiais e equipamentos de proteção individual (EPIs) para a realização dos sepultamentos. As equipes da Limpurb também atuam na limpeza dos entornos de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), postos de saúde e hospitais públicos e privados, entre outros estabelecimentos com circulação de pessoas.
Por:SECOM
Foto: Bruno Concha/Secom e Max Haack/Secom