O prefeito ACM Neto e o governador Rui Costa, além dos titulares da pasta estadual e municipal da Saúde, Fábio Villas Boas e Leo Prates, respectivamente, entregaram, na manhã desta terça-feira (24), a Unidade de Saúde da Família San Martin III, no bairro do Retiro.
“Esse é um trabalho em conjunto onde o governo constrói a unidade e a Prefeitura faz o gerenciamento através das equipes de saúde, além de todos os insumos e parte administrativa. A ampliação das unidades básicas reforça todo o trabalho de retaguarda que as duas esferas de governo vêm fazendo frente ao coronavírus. Afinal de contas, é fundamental, nesse momento, que as pessoas tenham nesses postos uma porta de entrada na saúde pública e não as emergências e hospitais, que estão focados, prioritariamente, ao enfrentamento da nova doença”, destacou o prefeito ACM Neto.
O equipamento de saúde é o segundo entregue nesta semana para fortalecer e ampliar a atenção primária no combate ao Covid-19. “Queremos agregar ao máximo de assistência aos pacientes na atenção básica para desafogar os hospitais, além de trabalhar com a prevenção meio a pandemia. Os sintomas são parecidos com a gripe. No entanto, se o paciente for a uma unidade básica poderá ter orientações clínicas sem sobrecarregar as emergências”, pontuou Leo Prates.
Mais de 12 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família em diversas localidades do Distrito Sanitário da Liberdade serão beneficiadas com serviços de atenção integral, desde o recém-nascido ao idoso, com acolhimento, atendimento médico, enfermagem, odontológico, além de atividades dos programas prioritários como hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase.
A nova unidade conta com três equipes de saúde da família e três de saúde bucal, além de ofertar academia de saúde para intensificar a prática de hábitos saudáveis para a população. Também serão oferecidos serviços de vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, marcação de consultas, de exames e dispensação de medicamentos.
Por:SECOM