O mês de fevereiro abre alas para uma das maiores festas de rua do Recôncavo Baiano: o Carnaval de Maragojipe. Realizada há mais de 100 anos, a manifestação é considerada uma das mais tradicionais da Bahia, conquistando em 2009 o título de patrimônio cultural imaterial do Estado, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura.
O Carnaval de Maragojipe mantém a tradição das fantasias usadas nos carnavais do século XIX e sucede os chamados entrudos. A comparação com o Carnaval de Veneza é inevitável pelo requinte das máscaras usadas durante a festa momesca. Apesar de atualmente não contar com a participação do trio elétrico, dentre os quais o trio Maragós, ainda é possível dançar e se divertir ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas que circulam pelas ruas e praças da cidade. A festa conta também com a tradicional escolha do Rei Momo, da Rainha e das Princesas, responsáveis por, simbolicamente, governar a cidade durante os dias de festa.
Patrimonialização
Desde quando foi atribuído o Registro Especial ao Carnaval de Maragojipe, em 2009, o Ipac vem contribuindo para a manutenção da tradição por meio de fiscalização periódica, além de apoiar financeiramente a realização da folia. “Considero primoroso e atencioso o trabalho do Ipac em proteger a tradição e a essência do Carnaval de Maragojipe”, disse o secretário de Cultura do município, Francisco Gomes.
Programação
Sexta-Feira (21)
Bloco das Almas 00h00 da madrugada
Sábado (22)
Rafa e Pipo (Praça das Artes)
Atrações locais (Arena Carnalesca)
Grupo Ruanda
CDX do Samba
Peruanos
Domingo (23)
Baile da Terceira idade 10:00 hrs
Orquestra Infantil 13:00 hrs
Orquestra popular de Maragogó
Concurso de Fantasias
Iago Danadinho (palco das artes)
Banda Caramba (palco das artes)
Aumary Querino (palco das artes)
Bel Valente (palco das artes)
Apimentadas (palco das artes)
Segunda-Feira (24)
Dica do trio e orquestra
Concurso de máscaras e fantasias
Orquestra Top Five
Oswaldo Souza
Nenho
Dois Amores
Grupo de pagode – Sela 4
Terça- Feira (25)
Samba de roda “Filhos de Coqueiro”
Roda de Samba Maragogó e convidados
Premiação do concurso
Maestro Rock
Adson e orquestra carnavalesca
Orquestra carnavalesca “ Os Alquimistas
Daniel Vieira
Bandana
Kart Love
Por: Ana Rosa Ribeiro Coordenadora de Comunicação do IPAC