O Instituto Viver Bem realizou neste sábado (8), na escola Elaine Ferreira, um curso de primeiros socorros para 90 pessoas de Simões Filho e Região Metropolitana de Salvador.
O evento contou com o apoio da líder comunitária Marlucia de Jesus. O objetivo da instrução foi capacitar às pessoas em noções básicas de primeiros socorros, possibilitando, dessa forma, que elas estejam preparadas para realizar atendimento inicial adequado em vítimas até a chegada de socorro especializado.
Os técnicos ensinaram técnicas de desengasgamento, demonstraram como proceder em casos de queimadura, mostrou como controlar hemorragia e o que fazer em casos de convulsões ou perda de consciência.
O ponto alto da capacitação dos 90 participantes, que receberam certificado, foi à demonstração prática, pelos técnicos, de como proceder em casos de parada cardiorrespiratória utilizando manequim com monitor eletrônico.
Marlucia agradeceu o instituto pela parceria e disponibilidade em ajudar neste trabalho que pode salvar vidas. “O Instituto Viver Bem tem “know-how para falar sobre essa temática de forma precisa e com uma linguagem acessível a todos. Foi uma experiência muito positiva”, declarou a líder comunitária.
Um quilo de alimento não perecível, foi o valor da inscrição do curso e foram arrecadados cem quilos, que serão distribuídos às famílias carentes da comunidade do Tanque do Coronel.
Instituto Viver Bem
O Instituto Viver Bem atua na disseminação do conhecimento das técnicas de Suporte Básico à Vida – SBV, mais conhecido como primeiros socorros. Tem sede na cidade de Santo Amaro, desde 2019. É formado por profissionais da área da saúde e representantes das mais diversas áreas de atuação, que se capacitaram como socorristas e agora trabalham na multiplicação desse conhecimento.
“Uma comunidade bem informada e preparada pode ser a chave de melhores resultados nos Atendimentos Pré-Hospitalares, favorecendo uma resposta imediata e adequada a um agravo, de maneira a garantir as vítimas uma chance de esperar pela chegada de uma equipe de Atendimento Pré-Hospitalar, especializada, aumentando a probabilidade de sobrevida”, declarou Vânia Romano, presidente do Instituto.
Em poucos meses de existência o Instituto Viver Bem já capacitou milhares de pessoas, entre adultos, cidadãos comuns e profissionais de áreas cujo domínio desse conhecimento é fundamental por conta do risco iminente de acidentes.
Apesar da relevância do trabalho exercido pelo Instituto, a mesma sofre com as dificuldades comuns a maioria das iniciativas deste porte no Brasil. Com as doações escassas, cabem aos próprios voluntários os custos operacionais e investimentos em equipamentos para a realização dos cursos e prestação de socorro.
Contatos do Instituto
Presidente Vânia Romano (71)993916691
Coordenador Samuel (71)987644922