Pensando nas atividades do Carnaval, que acontecem neste período do ano, todos os Grupamentos de Bombeiros Militares (GBMs) estão realizando instruções de atendimento pré-hospitalar (APH). O objetivo é capacitar ainda mais os militares para que possíveis ocorrências durante os eventos sejam atendidas ainda com mais celeridade, dentro dos protocolos mais recentes.
“Os treinamentos são essenciais para o nosso trabalho. Com isso, a nossa tropa fica ainda mais atualizada e sincronizada sobre os procedimentos adotados principalmente nas ocorrências relacionadas a atendimento de pessoas vitimadas em algum acidente ou mal súbito, pois historicamente, são as que mais atendemos durante as festas populares”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel BM Francisco Telles.
Esta semana, militares do 19° GBM, de Alagoinhas já estão sendo treinados. As instruções envolvem, além do conhecimento específico em aph, a postura e compostura dos GBOMs, segurança nos deslocamentos, procedimentos para atendimento às vítimas em meio à multidão.
Na última semana de janeiro, a tropa do 4°GBM, de Itabuna, também passou pela capacitação. Ao todo, a unidade vai disponibilizar 90 bombeiros militares, além de mais 20 bombeiros do 5°GBM, de Ilhéus, que vão atuar no Carnaval antecipado de Itabuna, que acontece desta quinta a domingo (6 a 9).
As equipes do 2°GBM, de Feira de Santana, também participaram dos treinamentos. Os militares aprontaram as técnicas de APH com algumas observações para o Carnaval e outras festas de rua.
Fonte: Ascom CBM