Para aprimorar o conhecimento de profissionais que irão atuar na segurança do Carnaval de Salvador e garantir a tranquilidade dentro dos circuitos, o Batalhão de Guardas (BG) da Polícia Militar iniciou o cronograma de treinamentos para atuação em grandes eventos populares. A capacitação é realizada na sede da unidade, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, com duração de cinco horas-aula e 250 policiais em treinamento.
“O objetivo é dotar os nossos profissionais de capacidade técnica para que possam agir de forma correta e ágil durante as festas populares, como é o Carnaval. Aqui eles estão aperfeiçoando a prática com o uso de algemas, condução de pessoas detidas e defesa, para que possam transmitir ao cidadão mais segurança durante a festa”, explica o tenente-coronel Djair de Freitas, comandante do Batalhão de Polícia de Guardas.
Durante as atividades, a tropa passa por instruções e simulações sobre o uso de algemas e do bastão, manuseio de equipamentos, imobilizações, conduções e técnicas de defesa e ataque, que podem ser utilizadas em ocorrências, dispensando o uso da arma de fogo.
O soldado Carlos Malhado acredita que todo treinamento é importante e agrega conhecimento. “Ter esse curso no Carnaval é importante para que a gente possa agir de maneira correta com o folião e tranquila durante todo o percurso. Traz mais segurança para nós na hora de atuar e também para o folião. Podemos levar essa experiência para além das épocas festivas. Todo conhecimento e aperfeiçoamento é importante”, afirma.
Repórter: Tácio Santos
Foto: Elói corrêa/GOVBA