O deputado federal João Roma (Republicanos-BA) parabenizou, nesta segunda-feira (27), os cinco estudantes baianos que venceram o torneio Nasa Space Apps Challenge 2019 na categoria “melhor uso de hardware”, que teve resultado divulgado na quarta-feira (22). Os alunos Ramon de Almeida, 22 anos, Antonio Rocha, 18, Pedro Dantas, 19, Genilson Brito, 18, e Thiago Barbosa, 23, foram os ganhadores do torneio. O deputado também parabenizou a representante oficial do Nasa Space em Salvador, Leka Hattori.
“Sempre é tempo de homenagear as grandes conquistas dessa juventude que nos faz crer em mundo cada vez melhor para se viver. São iniciativas como essa que fazem o nosso país crescer, avançar e ser reconhecido mundialmente como um celeiro de inovação e criatividade”, afirmou Roma.
Neste domingo (26), durante a inauguração do Centro de Convenções de Salvador (CCS), João Roma, que apoia o grupo, recebeu das mãos dos participantes uma camisa similar a que foi usada por eles durante a competição, como forma de homenagem pelo incentivo do parlamentar. O prefeito ACM Neto (DEM) também foi presenteado pela equipe.
A equipe Cafeína criou um mecanismo que atrai e capta resíduos plásticos no oceano. O “Ocean Ride” pode ser acoplado às grandes embarcações e funciona como um ímã que atrai micropartículas de plásticos no mar. Além da Cafeína, outras 29 equipes participaram do hackathon em Salvador, chegando a cerca de 200 competidores.
O Nasa Space Apps Challenge 2019 foi realizado simultaneamente em 230 cidades de 80 países em 20 de outubro do ano passado, com a participação de 29 mil pessoas. Os vencedores, como prêmio, vão conhecer o Nasa Kennedy Space Center, que fica no estado da Flórida, nos Estados Unidos, poderão apresentar o projeto.