A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim já engrena a programação que culmina com a Lavagem, realizada no dia 16, e com a festa, comemorada no dia 19. Os festejos, que atraem multidões todos os anos, entre turistas e baianos, deverão ser ainda mais intensos em 2020, por se tratar de ano jubilar, comemorativo dos 275 anos de devoção ao santo.
A programação também terá um diferencial. No dia 15, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim sairá da igreja às 8h em direção à Ponta de Humaitá e, de lá, seguirá em translado marítimo até a Capitania dos Portos, de onde será conduzida para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.
No dia seguinte, quando é festejada a Lavagem do Bonfim, ela segue no tradicional cortejo para a Colina Sagrada sobre um caminhão ornamentado como uma caravela, para relembrar a forma como chegou à Bahia há 275 anos, junto com a imagem de Nossa Senhora da Guia, procedentes de Portugal.
“É a segunda vez que esta procissão marítima vai acontecer, por se tratar de ano jubilar”, explicou o padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Bonfim, após missa celebrada por ele na manhã desta sexta-feira (10). “A primeira aconteceu em 1923, quando o então governador J.J. Seabra solicitou à irmandade, por ocasião do primeiro centenário da Independência, o translado na galeota que conduz o Bom Jesus dos Navegantes”.
Turismo
Na missa desta sexta-feira, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, conduziu uma imagem de Nosso Senhor do Bonfim da entrada da igreja até o altar. “A festa do Bonfim é um dos pontos altos de nosso calendário de verão e neste ano jubilar, em especial, oferece uma oportunidade única para os visitantes que participarão desta tradição”, afirmou o secretário.
A novena do Senhor do Bonfim segue até o dia 18, com missas diárias celebradas às 19h. No dia 19, data da Festa do Bonfim, as missas começam às 5h. Às 10h, haverá missa solene presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger.
Fonte: Ascom/Setur